Nenhuma pessoa pode sobreviver isoladamente. Estamos todos interligados e dependentes uns dos outros para o essencial da vida. Não há quase nada em nosso mundo que não tenha absolutamente nenhuma conexão com outra coisa. O mesmo acontece com o gerenciamento de projetos, um projeto é composto por várias tarefas ou atividades e cada atividade tem algumas dependências. Nenhuma atividade ou tarefa existe isoladamente, elas afetam outras tarefas ou são afetadas por elas.
Se você é um gerente de projeto, este artigo é tudo o que você precisa para entender o que são dependências do projeto, seus tipos e como elas ajudam a gerenciar melhor os projetos.
Método do Diagrama de Precedência no Gerenciamento de Projetos
Um diagrama de precedência é uma técnica que ajuda a equipe do projeto a agendar as atividades do projeto. É usado para construir um modelo de programação onde as atividades são representadas por nós e são graficamente ligadas por uma ou mais relações lógicas para mostrar a sequência em que as atividades devem ser realizadas [1].
Então, o que é Dependência de Tarefas?
Após a alocação de recursos, o próximo grande desafio para o gerente de projeto é agendar uma tarefa. Para isso, o gerente de projeto deve precisar identificar dependências entre as tarefas.
No gerenciamento de projetos, a dependência é uma relação lógica entre atividades e tarefas, de modo que o início e a conclusão de uma atividade dependem do início e conclusão da outra atividade. Em outras palavras, uma atividade anterior depende da outra que sucede.
Atividade predecessora: Uma atividade que logicamente vem antes de uma atividade dependente em um cronograma.
Atividade sucessora: uma atividade que logicamente vem depois de outra atividade em um cronograma.
Lead e Lag
Lead e Lag são dois termos de agendamento importantes usados com relacionamentos como dependências Término-Início e Início-Início. Pode ocorrer entre várias atividades agendadas.
Lead Time
De acordo com o Guia PMBOK 6a Edição, “Um lead é a quantidade de tempo em que uma atividade sucessora pode ser avançada em relação a uma atividade antecessora.”
Em palavras simples, o lead permite que a atividade sucessora comece mais cedo. Por exemplo, vamos supor que a duração do tempo para a atividade de design é de 10 dias e a duração do tempo para a atividade de codificação é de 20 dias. A atividade de design está no seu 5o dia e você iniciou a atividade de codificação. Embora ainda restem 5 dias para o final da atividade de design e a atividade de codificação tenha começado com 5 dias de antecedência antes do término da atividade de design. Aqui, Lead Time será de 5 dias. O gerente de projeto geralmente usa essa técnica para reduzir o tempo total do projeto.
Lag Time
De acordo com o Guia PMBOK, 6a edição, "Um atraso é a quantidade de tempo que uma atividade sucessora será adiada em relação a uma atividade antecessora".
É o oposto Lead Time, o Lag Time faz com que a atividade sucessora atrase seu início. Por exemplo, vamos supor que a duração da atividade de desenvolvimento seja de 20 dias e a duração da atividade de teste seja de 5 dias. Depois de concluir a atividade de desenvolvimento, você espera por 2 dias e, em seguida, inicia a atividade de teste. Aqui, o atraso será de 2 dias e este é o Lag Time.
Tipos de dependências no gerenciamento de projetos
Existem quatro tipos de dependências ou relações lógicas no método de diagramação de Precedência.
❖ Término-Início (TI): Uma relação lógica na qual uma atividade sucessora não pode começar até que uma atividade antecessora termine. Por exemplo, a atividade A deve ser concluída para iniciar a atividade B.
❖ Término-Término (TT): Uma relação lógica na qual uma atividade sucessora não pode terminar até que uma atividade antecessora termine. Por exemplo, a atividade A deve ser concluída antes que a atividade B seja concluída.
❖ Início-Início (II): Uma relação lógica na qual uma atividade sucessora não pode começar até que uma atividade antecessora tenha começado. Por exemplo, a atividade B só pode ser iniciada quando a atividade A for iniciada.
❖ Início ao Fim (Início-Término): Uma relação lógica na qual uma atividade sucessora não pode terminar até que uma atividade antecessora tenha começado. Por exemplo, a atividade B só pode ser concluída quando a atividade A for iniciada.
Representação do gráfico de Gantt:
Assista também:
Referências
[1] P. M. Instituto, Um Guia para o CORPO DE CONHECIMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS, Newtown Square, Pensilvânia, EUA: Project Management Institute, Inc, 2017.
Tradução e adaptação de Esdras Eliwan. Este artigo foi originalmente publicado por Danish Rizvi.
O que achou deste conteúdo? Continue acompanhando a PMWay Gestão de Projetos nas redes sociais Instagram, Linkedin, Facebook e YouTube.
Está com dificuldades no andamento do seu projeto, negócio ou carreira! Agende gratuitamente a nossa mentoria prática de gestão, negócios ou carreira. (clique aqui)
Inscreva-se no curso gratuito de fundamentos em Scrum Conheça clicando aqui. O curso gratuito possui certificado e você ainda pode comprovar PDUs caso possua a certificação Project Management Professional PMP® do PMI.
Comments