Por Shilpa Nayyar
Empregadores e recrutadores geralmente são inundados com solicitações de cargos de gerenciamento de projetos. Você terá apenas 7 segundos para capturar e reter a atenção deles quando eles analisarem o seu currículo. Cada palavra no seu currículo deve atrair, envolver e interessar o leitor.
Adote uma abordagem errada, seu currículo será ignorado e você perderá a entrevista. Para te ajudar a ter a melhor estratégia, separamos conselhos da Shilpa Nayyar para melhorar o seu currículo e obter melhores resultados.
Informações de contato sempre à vista
Seu currículo deve incluir suas informações de contato logo no topo da primeira página. Os seguintes detalhes de contato devem ser incluídos - seu nome, endereço, número de celular, endereço de email e um link para o seu perfil do LinkedIn.
Você tem 40% mais chances de receber uma chamada de retorno para entrevistas se o seu currículo incluir um link para o seu perfil do LinkedIn (o perfil deve estar atualizado e o ideal é que possua pelo menos 501 conexões) do que se não assumir que é profissional e vender bem sua experiência.
Seja objetivo no seu perfil profissional
O conteúdo do seu perfil profissional determinará se o empregador ou recrutador lerá o restante do seu currículo. O objetivo do perfil profissional é simples - o leitor deve ser capaz de dizer em questão de segundos quem você é, quais são suas áreas de especialização e como você agrega valor às equipes e organizações. Portanto, não os faça adivinhar o que você faz - diga a eles!
Seu perfil profissional deve seguir as regras abaixo:
Ter entre 4-6 linhas de comprimento;
Contenha palavras-chave relevantes para os trabalhos de seu interesse; (falaremos sobre isso mais adiante)
Destaque as partes de sua experiência e habilidades que são de maior valor para os empregadores.
Habilidades chave
Shilpa Nayyar comenta que uma tendência que se nota ao ler os currículos de gerente de projetos é que a maioria não contém uma seção de habilidades essenciais. É vital que seu currículo contenha uma seção de habilidades chaves por dois motivos:
sua seção de habilidades chaves conterá várias palavras-chave que permitirão que você passe nos sistemas Applicant Tracking System (ATS) usados pelos recrutadores.
uma seção de habilidades chaves bem escrita agrega credibilidade ao seu currículo, pois permite dar exemplos concretos de como você possui as habilidades exigidas pelos empregadores.
Para aqueles que não sabem, os sistemas ATS são usados pelos recrutadores para obter e selecionar candidatos. Os recrutadores escolhem os candidatos inserindo palavras-chave no sistema ATS e isso exibe os candidatos relevantes.
Para um gerente de projeto, algumas das palavras-chave relevantes seriam 'Gerenciamento de projetos, ciclo de vida do projeto e gerenciamento das partes interessadas' etc. Simplificando, se o seu currículo não contiver as palavras-chave relevantes, elas não serão vistas pelo recrutador quando estiverem pesquisando candidatos.
No entanto, não é tão simples preencher o seu CV com as palavras-chave. Você deve fazer o seguinte:
Lendo anúncios de emprego para os cargos em que você está interessado e anotando as palavras-chave mencionadas;
Pensando em exemplos concretos de sua experiência e usando-os para fazer a chamada de cada uma de suas habilidades principais;
Garantir que o idioma usado para explicar cada habilidade principal esteja ativo e mantenha o leitor envolvido (a última coisa que você quer fazer é escrever um parágrafo enorme para cada habilidade principal).
Histórico
Como gerente de projeto, muitas vezes você descobrirá que suas funções em seus empregos atuais, mais recentes e anteriores se sobrepõem. Um erro comum que vejo nos currículos de meus clientes é repetir as mesmas tarefas para todos os seus trabalhos. Não faz sentido fazer isso, pois não agrega valor ao seu currículo, afirma Shilpa Nayyar.
Para cada uma de suas posições, você deve fornecer uma breve visão geral do valor do projeto, número de pessoas envolvidas e quaisquer outros pontos dignos de nota, para que o leitor entenda o contexto em que trabalha e/ou trabalhou.
Você deve retirar as partes mais importantes da sua experiência para que o leitor tenha uma boa idéia do que você fez. É crucial que você entre em detalhes suficientes ao mencionar seus deveres. Muitas vezes o recrutador pode sentir que falta detalhes no seu currículo de gerente de projetos, então trabalhe bem o seu histórico.
Outro erro comum cometido pelos gerentes de projeto em seus currículos é alocar a mesma quantidade de espaço em seu currículo para cada um de seus trabalhos. Os trabalhos que você exerceu não são todos de igual importância. Você deve distinguir quais empregos são os mais importantes, com base nos que correspondem aos que os potenciais empregadores procuram em termos de experiência e habilidades.
Conquistas
Empregadores e recrutadores adoram conquistas porque mostram como você contribui para o cenário geral. Como gerente de projeto, existem muitas realizações que podem ser relevantes para as funções que você ocupou. Exemplos de boas conquistas a serem mencionadas incluem:
Reduzindo custos incorridos em um projeto;
Melhorando os processos para aumentar a eficiência ou a produtividade;
Resolver problemas específicos enfrentados no decorrer do trabalho em um projeto;
Entrega de projetos desafiadores para agendar e dentro do orçamento.
Ao mencionar conquistas, sempre explique em detalhes como você as alcançou. Além disso, sempre que possível, tente mencionar números para que suas realizações sejam quantificáveis para recrutadores e empregadores.
Desenvolvimento profissional
Você deve mencionar apenas as partes de sua educação ou treinamento que são recentes e relevantes. Como gerente de projeto, o treinamento frequente vem com o trabalho e, portanto, você pode ter muitos cursos para mencionar.
A chave é pensar cuidadosamente sobre quais cursos são relevantes para o(s) trabalho(s) específico(s) para o qual você está se candidatando. Seja implacável ao examinar os cursos que você realizou e exclua os que não agregam valor ao seu currículo.
Referências
Você não deve mencionar suas referências em seu currículo, pois elas não são necessárias ao se candidatar inicialmente a um emprego. Em vez disso, você deve declarar "Referências disponíveis mediante solicitação".
Melhorar o seu currículo pode ser uma tarefa demorada e tediosa. Exige pensar profundamente sobre como você agrega valor às organizações e transmitir isso melhor no papel. Se você seguir os conselhos acima, estará bem no caminho do sucesso com a busca de emprego.
🤩 Gostou do artigo? Curta e compartilhe com quem precisa. E se achar que está precisando de alguma ajuda para revisar o seu currículo, é só entrar em contato com a gente.
Tradução e adaptação Esdras Eliwan, PMP
Comments