Já passou por aquele momento em que parece que todo mundo esqueceu de você? Como quando você está muito focado em uma entrega e, de repente, percebe que ninguém te chama mais, não te convidam para o happy hour e até o porteiro já não te reconhece mais?
Recentemente, passei por algo semelhante, mas a diferença é que, em vez de pessoas, eram as demandas do cliente que estavam me "esquecendo". E isso pode ser um grande problema para qualquer negócio.
Conversei com um cliente sobre a entrega de um produto e o status que havia sido enviado no dia anterior. Para minha surpresa, ele respondeu: “Nossa, lembrei que tinha anotado aqui mais 2 produtos que vou precisar que vocês trabalhem ainda no primeiro semestre.”
Naquele momento, percebi algo crucial:
Ao parar de enviar atualizações regulares, as demandas do cliente simplesmente deixaram de chegar.
Era como se ele tivesse esquecido que estávamos aqui, prontos para ajudar.
No mundo dos negócios, transparência e comunicação contínua são essenciais. Manter seus clientes informados é como ter um GPS atualizado para o projeto — todos sabem onde estão e para onde estão indo. Sem isso, o cliente pode facilmente se sentir desconectado e buscar outras opções.
Três lições que aprendi com essa experiência:
Inspecione e Adapte: Sempre revise e ajuste sua comunicação com o cliente. Certifique-se de que ele esteja ciente do progresso e dos desafios que podem surgir.
Transparência Total: Mantenha todos informados sobre o andamento do serviço e o que está por vir. Quanto mais visibilidade seu cliente tiver, mais confiança ele terá em seu trabalho.
Comunicação Regular: Um simples e-mail semanal pode fazer maravilhas. Pequenos lembretes evitam grandes problemas no futuro e garantem que o cliente continue conectado com o seu negócio.
No Programacelera Negócios, destacamos a importância da visibilidade contínua e de como uma boa comunicação pode transformar o relacionamento com o cliente e garantir que as demandas nunca parem de chegar.
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