top of page
banner_empreendedor_2.webp

Receba a 5ª Empreende

Grátis e Semanal

Toda quinta-feira, nossa newsletter entrega insights rápidos e práticos para ajudar micro e pequenos empreendedores a sair do operacional, organizar ações estratégicas e construir negócios autossuficientes. Comece agora a transformar seu negócio!

Obrigado(a)!

Foto do escritorEsdras Eliwan

Apenas Scrum não é garantia de sucesso— Você precisa adicionar sua própria singularidade à estrutura

Abordagens ágeis apenas permitem que você encontre sua melhor maneira


Cada organização é única. Eles têm sua própria missão, produtos exclusivos, pessoas próprias e clientes únicos. Organizações que atuam dentro do mesmo nicho têm todos os motivos para se destacar. Eles precisam superar seus concorrentes com uma experiência única de produto, preços mais baixos ou qualquer outra coisa que os diferencie.



Com essa porta aberta em mente, sempre me surpreende como as organizações copiam e colam abordagens populares. Você reconhece alguma das opções abaixo? Ou você tem outros exemplos?


“Você viu aquele vídeo incrível do Spotify sobre a cultura de engenharia deles? Vamos copiar isso!” (o que importa é que não sejamos uma empresa de streaming de música. Ou que o Spotify nunca funcionou assim).


“A SAME tem uma solução com um lugar para todas as nossas pessoas e processos atuais. Só precisamos aplicar esse modelo em cima da nossa estrutura!” (podemos adotar o ágil sem mudar a nós mesmos!)


“A Atlasian tem um modelo Jira que nos permite começar com o Scrum imediatamente. Não precisamos pensar por nós mesmos!” (vamos ignorar que o Scrum é uma estrutura para gerenciar a complexidade e usá-la como uma abordagem de entrega).


Não há modelo para gerar valor em seu ambiente complexo e exclusivo. Se fosse esse o caso, então outros já teriam feito o que você pretende fazer! Você precisa encontrar seu próprio caminho único.




Encontrando seu próprio jeito único — com alguma ajuda


Felizmente, você pode encontrar sua própria maneira única com a ajuda de habilitar abordagens, modelos e estruturas.


No Programa Acelera Scrum Master, você aprende que o Scrum é uma estrutura leve para gerar valor em um ambiente complexo.


Tudo isso fornece alças para descobrir sua melhor maneira de se organizar para causar impacto. Mas somente quando eles são usados no contexto certo. Você não pode usar o Scrum como meras estruturas de entrega.


Muitas outras abordagens foram usadas incorretamente no passado e no presente. EvenWaterfall, ou SAFe. Scrum está mais próximo do meu coração. Então, vou continuar este artigo em um contexto Scrum. Mas muitas coisas que eu discuto são igualmente aplicáveis aos outros padrões.


Antes de adotar o Scrum, aconselho avaliar se você realmente precisa dele. Você já pode ter sua melhor resposta para seus desafios. Você pode não ter necessidade de cumprir e não há problema para consertar. Isso é bom para você. Porque com sua própria abordagem, você já está pronto para amplificar sua singularidade.


Poucos estão nessa posição de luxo que não têm problemas para consertar. As organizações que precisam de um empurrão na direção certa não devem procurar automaticamente o Scrum. Porque o Scrum funciona apenas em ambientes muito específicos. Aqui estão alguns pré-requisitos vitais:


  • Você produz produtos e/ou vende serviços

  • Seu ambiente é complexo

  • Você precisa de pessoas com diferentes conjuntos de habilidades trabalhando em equipes para criar seu produto ou serviço


Somente se esses pré-requisitos se aplicarem, o Scrum pode ser uma solução para você.



O Scrum não é rígido


Muitos podem ter a impressão de que o Scrum é prescritivo e rígido. Mas é leve e propositadamente incompleto. Ele fornece muita liberdade em como fazer o trabalho. Tem três responsabilidades, 5 eventos, 3 artefatos, 5 valores e algumas regras adicionais. O Guia Scrum é muito sobre o que você deseja alcançar com eles. Não especifica o como.


Só para constar, aqui estão algumas coisas que muitos acreditam ser Scrum, mas não são:


  • Pontos de história e Planning Poker — O Scrum não prescreve se e como você faz sua estimativa;

  • Velocidade — O Scrum não diz como você vai avaliar sua velocidade de entrega;

  • Compromisso de terminar todos os itens planejados — As equipes Scrum se comprometem com metas, não com um plano detalhado;

  • O Dono do Produto não diz como os Desenvolvedores fazem seu trabalho — Os Desenvolvedores estão no controle de como eles funcionam e quando;

  • O Scrum Master não é o gerente de projetos — um Scrum Master é um líder que serve a equipe de autogerenciamento;

  • Os Sprints não precisam ser de duas semanas — podem ter qualquer duração de até um mês;

  • O Jira não é obrigatório — o Scrum não menciona como gerenciar seu Product Backlog e qual ferramenta usar;

  • A Revisão da Sprint não é uma reunião de status — É um momento para verificar suposições com base em novos insights do novo Incremento de produto (e quaisquer outras notícias);

  • O Sprint Backlog não está escrito em pedra — Os desenvolvedores podem alterá-lo a qualquer momento, se necessário, em colaboração com o Dono do Produto;


Eu poderia criar uma lista interminável de coisas que são percebidas como parte do Scrum, enquanto não são. No momento em que percebi que tudo isso era realmente libertador para mim.


Isso deixa muito espaço para encontrar sua melhor maneira, como:


  • Você pode escolher seu próprio comprimento de Sprint

  • Você pode escolher sua própria maneira de estimar itens, se necessário

  • Você pode decidir se e como refinar os itens

  • Você pode determinar se trabalha virtual/físico ou híbrido

  • Você pode escolher como se envolver com suas partes interessadas

  • O Scrum Master escolhe a melhor abordagem para ajudar a equipe e a organização

  • O Dono do Produto pode determinar a melhor maneira de gerenciar o Backlog do Produto, definir Metas do Produto e encomendar os itens


Também aqui, estes são apenas exemplos da liberdade que você tem dentro da estrutura do Scrum. O Scrum não é rígido. É rígido pelas equipes, treinadores e/ou gerência. Isso não é culpa do Scrum. Mas prejudicial à sua eficácia.



Seja único


Você pode ser único quando segue os passos dos outros? Quando você copia/cola uma estrutura com os detalhes exatos porque parece funcionar em outro lugar?


Acho que não.


As organizações precisam abraçar sua singularidade. Eles podem fazer isso encontrando sua própria abordagem para fazer a diferença. Do zero, ou com a ajuda de uma estrutura como o Scrum.


Porque o Scrum é leve e em grande parte não descritivo. Isso permite que as equipes criem sua própria abordagem. Para serem únicas.


 

O que achou deste conteúdo? Deixe sua contribuição nos comentários.


Continue acompanhando a PMWay Gestão de Projetos nas redes sociais YouTube, Instagram, Linkedin, Facebook e Tiktok.


Inscreva-se no curso gratuito de fundamentos em Scrum Conheça clicando aqui. O curso gratuito possui certificado e você ainda pode comprovar PDUs caso possua a certificação Project Management Professional PMP® do PMI.


Artigo publicado originalmente em: https://medium.com/serious-scrum/scrum-only-is-no-guarantee-for-success-you-need-to-add-your-own-uniqueness-to-the-framework-c3e42b5c9821

Comments


©Copyright
banner_empreendedor_3.webp

Transforme o seu negócio em apenas 30 minutos

Reserve sua mentoria gratuita com Esdras Eliwan e entenda como o Programacelera Negócios pode estruturar sua empresa e equipe para atingir resultados práticos e lucrativos.

bottom of page