Vamos trazer esta citação para o âmbito de Gerenciamento de Projetos, apesar de particularmente acreditar que podemos refletir sobre ela em outras áreas pessoais e profissionais.
(…) deve pensar os meus pensamentos (…) O desafio de coletar DESEJOS/REQUISITOS! Nesta etapa você deve fazer o máximo para conseguir evidenciar as necessidades das partes interessadas afim de atender aos objetivos do projeto.
(…) sentir os meus sentimentos (…) Se não conseguirmos nos colocar no lugar do nosso cliente, como vamos colocar aquele “Sangue nos Olhos” para atingir os objetivos dele? Você precisa sentir as suas dores, tente vivenciar os seus problemas e visitar os profissionais em seus ambientes de trabalho. Quando você tentar sentir as suas dores verá que poderá surgir novos DESEJOS/REQUISITOS para o seu projeto.
(…) falar as minhas palavras (…) É muito fácil utilizarmos o nosso vocabulário de gerenciamento de projetos para nos comunicarmos, mas se você pudesse se comunicar na mesma linguagem da área específica em que seu projeto está atuando? Seu cliente certamente se sentiria mais próximo e aberto a dividir com você os seus problemas. Afinal, você não precisa se rotular gerente de projetos para ser um.